A minha bucket list deste Outono:
A minha época do ano favorita. As cores, os tons, os cheiros são embriagantes. Adoro tudo e enche-me de vontade de fazer mil e uma aventuras. Este Outono quero:
1. Acampar
Acampar com calor e em família pode ser uma tortura. Ele é o calor dentro da tenda, mosquitos com fartura, 500 pessoas à tua volta…uma loucura. O Outono, é definitivamente a melhor altura do ano para o fazer: a temperatura é amena, noites agradavelmente frescas, já podes fazer uma fogueira (controlada e em segurança) para te aquecer, fazer café e assar marshmallows. Todo um sonho.
2. Passadiços
Quero voltar aos Passadiços do Paiva só para passar a nova ponte suspensa de Arouca, a “516 Arouca” e partir à descoberta de tantos outros passadiços que entretanto surgiram por conta do sucesso (e tão polémico que foi na altura) dos passadiços do Paiva. São uma forma friendly de explorarmos as maravilhas da paisagem natural de Portugal. Esta é uma boa lista de partida.
3. Fazer SUP
Eu, que sou toda acelerada e com gosto por adrenalina, encontrei no Stand Up Paddle o equilíbrio entre a aventura, a descoberta e o relaxamento total. Está provado que esta actividade desportiva liberta endorfinas que te deixam feliz, tranquilo e relaxado (se entretanto não te lembrares que a meio do lago possa haver um monstro qualquer que te possa agarrar o pé!!!! eu…de vez em quando). Até agora sempre fiz de Verão mas queria mesmo experimentar preparar uma mochila, vestir um impermeável, saltar para cima da prancha e remar paulatinamente até uma ilhota para fazer aquele café… aquele que te sabe melhor lá fora.
4. Tirolesa
Já ando para fazer a travessia do Guadiana há não sei quanto tempo mas só lembro de a fazer na época alta, quando está tudo sempre cheio de gente. Tenho de conseguir lá ir até o final do ano. 720 metros de absoluta adrenalina que liga Portugal-Espanha, em slide.
5. Caminhos de Ferro
Ando fascinada com as viagens ferroviárias e mais ainda com os caminhos de ferro abandonados. Adorava percorrê-los a todos, sobretudo, a rota dos túneis que liga Barca d’Alva, Portugal a La Fregeneda, Espanha. 17km de linha abandonada com 8 pontes, 20 túneis e 4 pontões.
Estes 5 pontos com BTT pelo meio, trail, trekking, etc. Tudo o que me faça sentir o cheiro da terra molhada. Ai que saudades ( a água não tem abundado para os nossos lados, infelizmente).
Diz-me lá se o Outono não inspira? Portugal oferece-nos tanto para fazer e explorar. Basta só colocares o pé fora de casa e partir à descoberta. Boa viagem!!!
Olá minha querida
Obrigado pelas dicas dos passadiços. Perto de Nisa tens o Trilho da Barca da Amieira que é lindo. Tem ponte suspensa, baloiços, birdwatching… sempre encostado aos Tejo selvagem
obrigada pela dica 😉