Os cheiros e os sons de Verão são os mais vibrantes e intensos de todas as estações do ano. No topo das minhas memórias olfactivas estão os cheiros das:
Árvores
Especialmente o cheiro das amendoeiras, alfarrobeiras, pinheiros e o das figueiras. Passava horas a apanhar amêndoas e pinhas para partir à pedra e comer.
Frutas
Quem já apanhou figos, num dia quente, com as cigarras numa grande algazarra e comeu-os assim, quentes e a babar? é absolutamente maravilhoso, delicioso e de graça, que é melhor ainda!!!!!!
Plantas
Relva cortada. Anos a praticar natação e depois a gozar férias com os amigos nas piscinas de Loulé, o cheiro de relva molhada e cortada está emprenhado na minha pele. Esse e o cloro da água.
Alecrim queimado. Esta memória é tão distante que faz-me sentir velha. Oh céus… O cheiro de alecrim queimado das festas dos Santos populares em Loulé, é único. Faziam-se fogueiras gigantes com alecrim para saltarmos de um lado para o outro. Dizia-se que dava boa sorte. Fartei-me de saltar e tanto que saltei que um dia caí em cima dela (sem consequências graves). Era um dos momentos altos do nosso Verão. E o cheiro que ficava na roupa e no cabelo? do melhor.
Estas são as minhas memórias mais vívidas de um Verão (Algarvio). Qual é a tua melhor memória olfactiva de Verão?